Ciclo de Palestras - abril/2014



CICLO DE PALESTRAS DA CAPOEIRA
Profa. Coordenadora: Gabriela Santana

Projeto Capoeira no CAC realiza ciclo de palestras


O projeto Capoeira no CAC, atividade de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realiza, entre os dias 14 e 17 de abril, o Ciclo de Palestras da Capoeira, ação que marcará a culminância do primeiro ano do projeto. Durante o evento, serão promovidos debates e mostras de videos com mestres e estudiosos da área.
Ao todo, quatro centros da UFPE receberão o ciclo. No dia 14, o encontro acontece no Centro de Artes e Comunicação (CAC), no dia 15, no Centro de Ciências e Saúde (CCS), no dia 16, no Centro de Educação (CE) e, no dia 17, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Os debates acontecerão das 14h às 17h, com exceção do primeiro dia que contará com roda de abertura às 13hs.
Lançado em julho de 2013, o Capoeira no CAC promove rodas, aulas e debates mensais ministrados por diversos mestres e professores de capoeira Angola das cidades de Recife e Olinda. O objetivo é fortalecer o debate entre os saberes da capoeira e os saberes acadêmicos, compreendendo, assim, a força e o valor desta prática na perspectiva estética, educativa, política e sociocultural.
A escolha pela capoeira Angola para o desenvolvimento do projeto visa o reconhecimento das ações promovidas pelo segmento desde a década de 80. Para o ciclo de palestras, no entanto, as articulações serão estendidas para uma rede heterogênea de artistas, pesquisadores, professores e mestres de diferentes linhagens. Desta forma, será possível discutir, de modo mais amplo, o desenvolvimento e os aspectos artísticos, educativos, sociais e históricos da capoeira pernambucana.
Além disso, o evento possibilitará o levantamento de estudos e pesquisas que privilegiam a capoeira como importante fonte de conhecimento, assim como ocorre em outros campos de estudo privilegiados no âmbito da Universidade.
O projeto tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFPE, gerida pelo Pró-reitor Edilson Fernandes de Souza, e integra o Grupo de Pesquisa, Arte Educação e Diversidade Cultural. É coordenado pela Professora Mestra, Gabriela Santana, com a participação de seis discentes do curso de dança: Ana Lira, Ana Carolina Montenegro, Bruna Mascaro, Gabrielle Conde, Marcela Aragão e Thaynã Mota.

apoiadores:
Pró-reitoria de extensão da UFPE, Centro Esportivo de Capoeira Angola (Academia João Pequeno de Pastinha - BA), Akotirene - Centro de Referência Afro e Indígena, Makkina - Impressão Profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário