Sobre


         Esta iniciativa configura-se como desdobramento do projeto de pesquisa "Interfaces para Improvisação: Investigações sobre a Dança e a capoeira Angola que envolve quatro discentes do Curso de Licenciatura em Dança e tem coordenação da Professora Mestre Gabriela Santana. O projeto em questão visa à apreciação da comunidade acadêmica e a interação desta comunidade com a comunidade capoeiristica. Assim, pretende-se promover tanto o diálogo entre saberes acadêmicos e populares como também, o intercâmbio de capoeiristas locais com mestres e professores de capoeira de outros estados do nordeste, que fortalecerão esta ação em rede. Sendo assim, a proposta é promover 10 rodas e encontros teórico-práticos, ao longo de dez meses; sempre na primeira quarta feira de cada mês.
         Nessa direção, buscamos a valorização e a difusão dos saberes desta prática étnico-cultural, contribuindo para pesquisadores focados na capoeira e na sua interface com outras áreas de conhecimento. Em janeiro de 2014, finalizaremos o projeto promovendo três seminários para discussão do projeto e mostra de vídeos no Centros Acadêmicos do CE- Centro de Educação -, CFICH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas - e no CCS- Centro de Ciências da Saúde.
         No CAC - Centro de Artes e Comunicação - promoveremos uma oficina teórico-prática com questões que emergiram no processo de diálogo em cruzamento com a pesquisa para pensar a interface entre dança e capoeira. Todas as atividades são abertas para a comunidade de modo geral e para o compartilhamento de idéias a partir da interdisciplinaridade com pesquisadores, professores e estudantes interessando no diálogo com saberes populares.

Objetivos do projeto:

- Valorizar e difundir saberes contidos na prática na capoeira Angola;
- Realizar rodas de capoeira angola com alunos tanto da Universidade quanto com capoeiristas de outras localidades;
- Subsidiar o intercâmbio entre estudantes das diferentes linguagens artísticas e capoeiristas envolvidos no evento;
- Fomentar nos alunos, professores e frequentadores do CAC e dos demais centros envolvidos nesta ação, o interesse pela pesquisa e pela diversidade cultural. - Promover a discussão acerca da capoeira de angola a partir de diferentes prismas;

Equipe técnica

Coordenação Geral: Profa. Gabriela Santana
Realização: "dançá mais eu"
Equipe organizadora: Carolina Montenegro, Gabrielle Conde, Bruna Mascaro, Marcela Aragão e Ana Lira.
Apoiadores: Pró reitoria de extensão da UFPE
                    Centro Esportivo de Capoeira Angola (BA)  -
                    Centro de referência Afro e Indígena/ Akotirene (PE).

Contato
capoeiranocac@gmail.com
telefone (081)9611-8240 coordenação do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário